MediaTek negocia com operadoras para trazer soluções de IoT ao Brasil

A MediaTek está trabalhando com operadoras brasileiras para trazer soluções de Internet das Coisas (IoT). De acordo com Samir Vani, gerente geral da fabricante no Brasil, em conversa ao Mobile Time, a companhia está trabalhando com três das quatro grandes teles do País.

“Em Internet das Coisas (IoT), nós queremos trabalhar com NB-IoT e LTE-M. Escolhemos as operadoras tradicionais, pois fica difícil para o usuário final ficar na mão de uma operadora com tecnologia proprietária. Imagina, se essa operadora alternativa deixa o País ou quebra?”, explicou.

Na relação com as operadoras, o executivo informou que o plano está em fase técnica, com testes para “rodar em perfeição com a rede”. A Mediatek procura um parceiro de módulos para facilitar a entrada da tecnologia, seja com um rastreador ou máquina de pagamento (POS).

O gerente geral da MediaTek afirmou que há outras soluções que podem sem trabalhadas em NB-IoT, como fechadura eletrônica, sensores de incêndio, sensores de rastreamento e câmera de reconhecimento facial.

AIIoT

A outra área em Internet das Coisas que a fabricante trabalha para trazer ao Brasil é o AIIoT (Inteligência Artificial com Internet das Coisas). A ideia é trazer soluções de IoT com uma camada de inteligência artificial, de forma que trabalhe no local (on premise, no original em inglês), sem utilizar a nuvem.

“AIoT é algo que estamos trabalhando para trazer no segundo semestre ao Brasil. Serão soluções para reconhecimento facial e segurança”, explicou o gerente geral. “AIIoT é algo que esperamos fazer em menor escala. Como reconhecimento facial e segurança para casas, comércios e pontos de venda”.