Internet das Coisas e 5G são as grandes apostas dos fabricantes de processadores em 2020

São Paulo, 18 de dezembro de 2019 – A MediaTek encerra 2019 com a aposta no desenvolvimento de equipamentos voltados para IoT (Internet das Coisas) e soluções para 5G. A ampliação do campo de atuação é uma das estratégias da companhia para ampliar seu crescimento, com áreas como carros conectados e IoT, além de consolidar sua participação em setores como smartphones, TV digital e assistentes pessoais inteligentes.

Recentemente a MediaTek anunciou um acordo com a Microsoft para criar uma solução abrangente de IoT de ponta a ponta. Agora, os clientes podem criar dispositivos com facilidade na plataforma IoT da MediaTek e conectar esses dispositivos de borda aos serviços em nuvem com o Azure Certified for IoT. A empresa uniu esforços ao programa Microsoft Azure Certified for Internet of Things, garantindo que seus clientes criem soluções de IoT com rapidez, com hardware e software que foram testados para funcionar com os serviços de IoT do Microsoft Azure.

No segmento de NB-IoT (Narrowband IoT), a companhia desenvolve módulos conectados para aplicação em agronegócio, indústria, saúde e cidades inteligentes, por exemplo. Aqui, uma das apostas é o chipset MT2621, criado em parceria com a Microsoft. “Com o avanço da tecnologia, teremos cada vez mais equipamentos conectados à IoT e questões como duração de bateria e oferta de sensores a preços acessíveis são essenciais”, destacou Samir Vani, country manager da MediaTek no Brasil.

Ainda para o segmento de IoT, a empresa trabalha para trazer mais inteligência artificial e maior capacidade de processamento para os equipamentos de Internet das Coisas, mirando principalmente nos segmentos de segurança, varejo e industrial.
Em evento para imprensa realizado recentemente em São Paulo, o executivo citou como exemplo dessa tendência o caso da rede de cafés Starbucks, que em cerca de 30.000 unidades espalhadas pelo mundo utiliza sensores de IoT, com chips MediaTek, que monitoram dados como temperatura, fluxo de água e condições de funcionamento das máquinas de café (identificando quando uma máquina precisa de manutenção, por exemplo), tudo isso remotamente, sem incomodar os funcionários e os clientes das lojas.

Na área dos smartphones, o country manager da companhia no Brasil lembra que, ao longo de 2019, a MediaTek centrou seu foco em smartphones intermediários com recursos extras. Os chipsets da empresa estiveram presentas em mais de 45 modelos de celulares lançados ao longo de 2019 na América Latina.

5G

A companhia também vem se preparando para a chegada das redes 5G, para as quais já investe em soluções para a conexão e prepara outros lançamentos para o próximo ano. Sempre com foco na democratização do acesso à tecnologia, Vani destaca que a MediaTek deve lançar componentes para smartphones 5G intermediários.

Alguns destes lançamentos foram anunciados ainda em novembro. Um deles é a família de chipsets 5G Dimensity, que oferece uma combinação de conectividade, multimídia, IA e inovações de imagem para smartphones. “Ela representa um passo em direção a uma nova era da mobilidade, para estimular a inovação do setor e permitir que os consumidores desfrutem de todas possibilidades da conectividade 5G”, afirma Vani.

Outra novidade foi a parceria fechada com a Intel para levar seu novo modem 5G para o mundo dos computadores. A lista de fabricantes que devem adotar o componente já conta com nomes como Dell e a HP. “Nosso modem 5G para PCs, desenvolvido em parceria com a Intel, é essencial para tornar o 5G acessível e disponível em plataformas domésticas e móveis”, afirma Vani.
“O 5G dará início à próxima era de experiências com PCs e o trabalho com a Intel destaca a experiência da MediaTek no design de tecnologia de quinta geração para mercados globais. Com essa parceria, os consumidores poderão navegar, transmitir e jogar mais rapidamente em seus PCs”, diz.